Páginas

segunda-feira, maio 20, 2013

[Coluna do MALAfaia] Máquina do Tempo - O Que Você Mudaria?

Tricolores do céu e da Terra! (Parafraseando o Colunista Vitral de Almeida do Lance!)

Caso você tivesse a chance de voltar no passado e mudar alguma coisa na história do Fluminense. Ter o direito de mudar QUALQUER coisa na nossa história, mas ciente de que isso, como em um efeito dominó, implicaria em mudanças de todo o decorrer, posterior a mudança, da história do Tricolor. Você mudaria algo na história do FFC?

Nessa reflexão, eu me peguei pensando em tudo que passei como torcedor do Flu.

Uma das primeiras coisas que passaram pela minha cabeça foi extinguir o Flamengo. Não tem como não pensar que criamos o lado negro do futebol brasileiro. Aquele que esqueceu o berço em que foi criado e pensa em vencer acima de tudo, mesmo em detrimento da fidalguia (papeletas amarelas que o digam...). Mas pensando melhor se não fossem eles quantas alegrias não teríamos deixado de ter? Não teria carrasco, gol de barriga, vitórias e mais vitórias, pois "ganhar Fla-Flu é normal".

Fluminense e Rio Branco Série C 1999
Depois, por falta de conhecimento mais profundo, fui pulando décadas até chegar no momento mais difícil da história Tricolor: O duplo rebaixamento de 97 e 98. Deixar de ser rebaixado, ajudar no jogo contra o ABC de Natal e evitar o segundo descenso pelo menos, ou impedir até mesmo o primeiro. Mas pensando melhor são marcas, rasgos profundos que nos fazem ter mais raça que os outros. Lotamos jogos as 11 da manhã pela série C contra o Picos (PI), Operário (MS), Dom Pedro II (DF)... Estávamos lá. Agora somos mais fortes, se não fosse essa queda teria, o Fluminense, melhorado tanto sua conduta fora de campo? Teríamos encontrado um patrocinador tão forte?

Fluminense x LDU 2008

Foi quando meu deu um estalo, parecia ter definido o que mudaria. Sim, claro. 2008. É até mais fácil, só avisar pra onde o FH tem que cair, onde os batedores tem que bater e pronto. Campeões da Libertadores de 2008. Mas teria o Fred vindo pra cá em 2009? O que aconteceria com o time de guerreiros? Será que ele nasceria? Nosso maior ídolo seria o TN, com direito a estátua na sede centenária...
A incerteza se ganharíamos os Brasileiros de 2010 e 2012 e não ter o nascimento do time de guerreiros me fez mudar de ideia...

Em um toque de genialidade conclui, apesar de certa demora, que tudo o que nosso clube viveu fez ele se tornar o FFC, cheio de glórias, histórias, bonitas e ruins, lembranças, felizes e tristes.
E a parti daí, até pela minha lógica de engenheiro, também constatei que é MUITO MAIS FÁCIL MUDAR O FUTURO QUE O PASSADO, até por que ainda não projetei tal máquina hipotética.

O QUE ACHAM, TRICOLORES, VAMOS MUDAR O FUTURO?
QUARTA FEIRA, 22-05-2013, SÃO JANUÁRIO.
VOCÊ TERÁ A CHANCE DE MUDAR O FUTURO DO SEU TIME.
CANTE, PULE, GRITE.
O FLUMINENSE SOMOS NÓS.

2 comentários:

  1. Nada a mudar... o que não nos mata, nos fortalece. E obviamente, nada nos matou, nem poderia. Certamente somos mais fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! desculpe.... mas até hj revejo a final e quero mudar o ganhador.....

      Excluir