Páginas

domingo, janeiro 12, 2014

Conheça mais o primeiro adversário tricolor na Copa do Brasil

Horizonte em 14/08/1993


O primeiro adversário do Flu na competição será o Horizonte Futebol Clube, do Ceará. Confira um pouco mais da história desse clube que ficou anos no amadorismo e só passou pelo processo de profissionalização em 2004:

Fundação

O Horizonte Futebol Clube nasceu em 1933 por iniciativa dos irmãos Horácio Domingos de Sousa e Joaquim Domingos Neto, e de alguns amigos na pequena localidade de Olho D`água do Venâncio, hoje município de Horizonte. Suas atividades se resumiam a partidas amistosas em campos de várzea desafiando equipes de localidades vizinhas. As primeiras partidas foram disputadas na areia.

Amadorismo
Com a instalação oficial do Município de Horizonte, criou-se o Campeonato Horizontino de Futebol, a partir de 1989. O Horizonte F.C. se destacou, sagrando-se tri-campeão em 89, 90 e 91, vencendo ainda em 93, 98, 2001, 2002 e 2004. 

Profissionalização

Em 2004, ao conquistar o vice-campeonato do Torneio Início da 3ª divisão do Cearense, chegou a disputar o quadrangular final e se classificar para a 2ª divisão do ano seguinte. Em 2006, chegou a terceira colocação geral na competição. Em 2007 adotou uma postura mais profissional, contando com o apoio da Prefeitura de Horizonte e dos patrocinadores, e foi campeão da 2ª divisão, assegurando a vaga na elite do futebol cearense em 2008. 

Os trabalhos para 2008 iniciaram em novembro de 2007, já que o objetivo era terminar entre os quatro primeiros do Ceará. O objetivo foi alcançado e o Horizonte terminou em terceiro lugar, conquistando também uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série C, onde foi eliminado na 1ª  fase.

Em 2009, o clube terminou na 7ª posição do Cearense.

A partir de 2010...
Em 2010, novamente uma boa campanha no Cearense, terminando em 4o e conquistou o inédito Título do Interior (se viria a se chamar posteriormente Taça Padre Cícero). Ainda em 2010, venceu a Copa Fares Lopes, derrotando o Icasa na final, e garantindo vaga na Copa do Brasil de 2011. Em 2011, mais uma vez terminou entre os quatro primeiros do Ceará (4o) e chegou a eliminar o ASA e o Guarani na Copa do Brasil, e empatar com o Flamengo no Rio de Janeiro. Ainda em 2011, venceu novamente a Copa Fares Lopes e garantiu vaga para a Copa do Brasil de 2012.
Em 2012, em sua segunda participação na Copa do Brasil, eliminou o América de Natal na primeira fase, mas foi eliminado na segunda pelo Palmeiras. No Cearense chegou a 3ª posição do grupo e não se classificou para a fase final.
Em 2013, terminou a primeira fase do Cearense em primeiro lugar, garantindo uma vaga para a Copa do Brasil de 2014, quando enfrentará na estreia o Fluminense. 

-----

Certamente não será fácil o jogo contra o Horizonte, um clube que nos últimos anos vem se mantendo na elite do futebol Cearense, terminando o estadual entre os primeiros, e vem adquirindo experiência na Copa do Brasil. Porém, caso o Flu vença por dois gols ou mais de diferença na primeira partida, evitará o segundo jogo. 

A competição está prevista para começar dia 12 de março. 





Um comentário: