Páginas

sexta-feira, abril 20, 2012

Dissecando o adversário - Internacional

Fala, Nação Tricolor!!! Agora é pra valer!!! Oitavas de final da Copa Libertadores da América!!! É nesse momento que se separam os meninos do homens e os gigantes dos metidos a tal. E aproveitando a ocasião, vamos iniciar uma série de análises sobre os adversários do Fluminense, identificando os pontos fortes, os pontos fracos e as melhores maneiras do Tricolor das Laranjeiras seguir seu caminho rumo ao tão sonhado título da Libertadores. O primeiro adversário no mata-mata é o Internacional.

Bom, na minha humilde opinião, o Internacional possui um dos elencos mais qualificados do Brasil. No entanto, o técnico Dorival Júnior ainda não conseguiu encontrar a melhor formação para a equipe. Em parte pelo grande número de lesões sofridas por jogadores importantes como Guiñazú, Nei e Dagoberto. A grande verdade é que o Colorado se só se classificou graças ao Santos, que derrotou o The Strongest, na Vila Belmiro. A fraca campanha da equipe (oito pontos em seis jogos) mostra que muita coisa ainda precisa melhorar lá pelos lados do Beira-Rio.

O mau desempenho da equipe na fase de grupos teve o seu retrato mais fiel na derrota para o Juan Aurich ontem, em Chiclayo. Dorival Júnior escalou a equipe no 4-2-3-1 da sua preferência, mas o Inter mostrou sérios problemas defensivos e muitos erros de passe no meio-campo. O argentino D'Alessandro, que deveria ser o responsável pela criação das jogadas, teve uma atuação bastante apagada. E Leandro Damião tinha que se virar lá na frente.

Time do Internacional que foi derrotado pelo Juan Aurich. Dorival Júnior sofreu com a noite dsicreta de D'Alessandro e as trapalhadas de Índio e Bolívar. Sorte que o Santos deu uma mãozinha.

A melhor atuação do Internacional na fase de grupos aconteceu na goleada de cinco a zero em cima do The Strongest, no Beira-Rio. O desenho tático era o mesmo 4-2-3-1 da preferência de Dorival Júnior, mas, naquele jogo, o Colorado ainda podia contar com a presença de Oscar. Com o garoto comandando as ações no meio-campo, as jogadas apareciam e a qualidade do passe aumentava consideravelmente. Mais atrás, Rodrigo Moledo dava um pouco mais de segurança do que Bolívar e o argentino Guiñazú fazia a proteção da zaga com a raça de sempre.

Time do Internacional que goleou o The Strongest por cinco a zero no Beira-Rio. O diferencial desse jogo foi o garoto Oscar, que comandou as ações no meio-campo. E ninguém nega que ele vem fazendo muita falta...

PONTOS FORTES DO INTERNACIONAL
  • Um setor ofensivo que possui Leandro Damião, D'Alessandro, Dátolo e Dagoberto requer muita atenção da defesa tricolor. Um erro na frente deles pode ser fatal.
  • A boa fase do goleiro Muriel. Depois de um início irregular, o arqueiro colorado se firmou e passa muta segurança ao setor defensivo.
  • A força da torcida colorada no Beira-Rio. Mesmo com o Flu tendo conseguido bons resultados fora de casa, é sempre bom ficar ligado.
PONTOS FRACOS DO COLORADO
  • A defesa não inspira nenhuma confiança. Ainda não se sabe qual será a dupla de zaga titular, mas tanto Rodrigo Moledo, como Bolívar e Índio são sujeitos a chuvas e trovoadas.
  • A filosofia ofensiva de Dorival Júnior costuma deixar espaços na defesa. Pode ser uma ótima para o rápido ataque do Fluzão. Seria melhor ainda se Wellington Nem não tivesse se lesionado... =/
  • A pressão da torcida em cima do Colorado pode ser revertida a favor do Fluminense. Ainda mais com a obrigação do Inter de conseguir um bom resultado dentro de casa.

A conclusão que eu chego depois de tudo o que foi mostrado é que, mesmo com a pior campanha dentre os classificados para a segunda fase da Libertadores, o Internacional merece respeito. Tem camisa, tem tradição e justamente por causa da irregularidade, pode surpreender. Por outro lado, se o Fluminense entrar em campo ligado, colocando a bola no chão e deixar o salto alto em casa (coisa que não aconteceu contra o Arsenal de Sarandí), o time se classifica. Agora, o buraco é bem mais embaixo.

E estamos conversados!!!

Crédito das fotos: Globoesporte.com e This 11

Coluna do Ferreira
Siga pelo twitter no @LuizBigHead
Ou acesse também Futebol & Cia LTDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário