Páginas

quinta-feira, maio 19, 2011

Rotação e Revolução

 Por Renato Melón

Lembro, certa vez, que numa crônica para um aniversário escrevi que o início e o fim se encontram no Sol. Sabemos, pois, dos intemperismos, circunstâncias e peripécias dos caminhos; sem embargo, o final de um ciclo sempre está relacionado ao lugar de onde começamos: é assim com os planetas, é assim com nossas vidas. Enfim, fora uma metáfora da realização de anos.

By the way, sabemos, sob as Teorias de Kepler, dos movimentos planetários. Rotação é quando a Terra gira ao redor de si mesma, ou seja do seu prório eixo. Já a Revolução é quando o ponto azul completa sua 'breve' trajetória, no tempo e no espaço, ao redor do astro-rei.

Domingo recomeça-se uma nova caminhada. Como cantaria Joan Manuel Serrat: "Caminante, no hay camino se hace camino al andar". E lá vamos nós. Os guerreiros tricolores em busca... do quê? "Do título, alguns dirão". Eu diria algo mais: "Vamos, também e principalmente, em busca do Fluminense". Paradoxal talvez, não? Creio que não.

Que Fluminense você espera ver esse ano? Um clube organizado administrativamente, e não campeão ou tudo isso ao revés?

Que Fluminense você espera ver esse ano? Com um comandante sob a égide legítima do poder, ou com vários tiranos que, ao mandarem simultaneamente, acabam por não mandar em ninguém?

E, aliás, o que tudo isso tem a ver com a tal crônica de aniversário em relação ao sistema solar?

Explico.

Com a Revolução, completamos mais um ciclo para a consagração de nossa história.

Com a Rotação, deve o Fluminense olhar em volta de si mesmo e se perguntar: 'Estou no caminho certo?' .O Fluminense somos nós.

Ora bolas, afinal de contas, não se segue em frente sem se olhar a si. Domingo começa uma nova Revolução. E apesar de angústia, raiva, agonia e apreensão, não devemos deixar de lado a 'Rotação'. Tal sinalagma é sobrevivência.

Se não houvesse tal equilíbrio, o que seria do Sistema Solar?

Um big-bang não seria o suficiente, assim como não fora aquela metáfora, assim como não seria um título brasileiro.
 ________________________________________________________________
''Fluminense Nato por Renato''
Essa coluna é escrita toda sexta-feira. 
Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante!

Até semana que vem,
Saudações Tricolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário