Páginas

segunda-feira, maio 02, 2011

Vaiar ou não vaiar, eis a questão











Por Hugo Ottati

Este tema foi abordado no site Fluminense e etc (leia aqui), e venho expor minha opinião.

Há uma polarização nesta questão. Parte dos torcedores usam o fato de terem pago o ingresso como justificativa do seu direito de criticar, protestar e vaiar algo que não tenha lhe agradado. A outra parte, opositora, acredita que manifestos do tipo, no meio do jogo, não vá acrescentar nada, podendo ainda causar uma desestruturação na equipe.

Nesse caso, sou um opositor. Acho que nos 90 minutos, devemos apoiar. Mas isso depende. Com qual intuito você vai ao estádio? Caso seja o de torcer e desejar o melhor do seu time, obviamente que não iria querer causar instabilidade em alguns jogadores, ou muitas das vezes na equipe inteira, no meio do jogo, não é?

Ignorando os aspectos de salário e afins, se ponha no lugar de um jogador. Você está trabalhando, tentando render aquilo que milhares de pessoas esperam de você. Seu desejo é fazer o melhor, crescer na carreira, melhorar sua situação financeira e proporcionar uma melhor qualidade de vida à sua família. Em um lance, você erra. O que irias querer neste momento? Apoio da massa ou vaias e críticas?

Será que você errou de propósito ou será que voce apenas seguiu o pensamento de que ''errar é humano''?

(Aliás, o único local que essa frase não tem valor é no futebol)

Então, neste caso, discordo da necessidade de manifestos por um simples erro.

''Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.'' (Ditado Irlandes)

Mas há um porém nessa história. Há casos de que o jogador falta o respeito com o clube e/ou com a torcida e também casos de falta de comprometimento e vontade de jogar. Nessas situações, sim, tem de haver cobrança!

Ou seja, há casos e casos. No mais moderno, o do Berna, eu não concordei com as vaias. O Fluminense vem de uma sequência boa de vitórias na Libertadores. O Berna já nos salvou inúmeras vezes, inclusive foi uma peça fundamental para o título brasileiro em 2010. Ainda não vi nenhuma falha dele que comprometesse o futuro do Fluminense. As falhas que ele vem tendo, são normais. O problema dos tricolores é acreditar que há um goleiro ''paredão'' no mundo, oqual não deixe passar nenhuma bola.

Eu os alerto: Não existe! Todo o goleiro falha. É normal! O que não pode é uma sequência de erros que comprometam o progresso do time inteiro. O que não se enquadra no caso de Berna.

Então, galera. Sejamos mais pacientes. A equipe precisa mais do que nunca da torcida. Em 2008, tivemos uma chance e a disperdiçamos. Em 2009, outra oportunidade jogada fora. E em 2011? Vamos nos abater diante de pequenos erros dos jogadores?

''Há tantos anos juntos na vitória e na derrota, mas a certeza é que eu nunca vou te abandonar. Eu canto 'NENSE' quando o time está bem. Eu canto 'NENSE' quando o time está mal. Um gol sofrido não vai me abater, não vou parar de cantar''

''Nas boas, te apoio. Nas más, te amo.''

VAMOS FLUZÃO!

5 comentários:

  1. acredito que a vaia é necessária,mas usada com sabedoria,de preferência,após o final das partidas,no caso do berna,demos sorte que o cara tem fibra e responsabilidade,mas errou ao enviar a banana,ela tinha endereço certo,as viúvas do fh,mas atingiram a todos,infelizmente...se realmente queremos a liberetadores e outros títulos,devemos criar um bom ambiante c o time,de confusão deixa pros dirigentes e patrocinadores...

    ResponderExcluir
  2. basta verificar o exemplo dado pela torcida do vasco que,contra o flamengo,gritou o nome do diego souza ao invés de vaiar...acho que apoiar dá melhor resultado...

    ResponderExcluir
  3. Valeu Hugoo, ótimo texto!
    Abs e ST
    Edu

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa história está rendendo mais do que merece. Só se fala nas vaias, não se fala na vitória, não se fala na vantagem adquirida pelo Fluminense diante de um time até então invicto na competição.

    ResponderExcluir
  5. Claro que a vantagem é importante, e como é, porém as vaias, como disse o nosso capitão Fred, poderiam ter mudado o rumo do jogo,o time precisa do apoio nos noventa minutos, qualquer protesto durante a partida, ainda mais sendo esta de libertadores, pode prejudicar o jogador, ou até mesmo todo o time e, assim, mudar o resultado final do jogo. Então vamos fazer a nossa parte, apoiando a todo instante.
    Em 2010 o Brasil, em 2011 a América!!
    ST

    ResponderExcluir