Páginas

sexta-feira, setembro 02, 2011

"A poesia está guardada nas palavras; é tudo que eu sei"

Por Renato Melón

"Ainda que eu falasse a lingua dos anjos
e a dos homens", não saberia o que dizer.

Poxa, estava num marasmo de idéias que não conseguia contemplar nem o significado de meu próprio nome: renascido. Contudo, justamente por causa de uma outra 'renascida' que,
"por mais que eu pense, que eu sinta, que eu fale, tem sempre alguma coisa por dizer", frases e mais frases me vieram à tona. Pronto, ali que buscaria de volta meu léxico!

Ainda nesta senda, que coisa o Fluminense! Perde partidas incríveis e, do nada, vence! Confesso que não estava otimista para um 2 x 1 sobre o São Paulo. Placar esse que, aliás, era para ser mais elástico para o tricolor...Tricolor eu digo que é o Fluminense, pois"o Fluminense é o único time Tricolor do mundo. O resto são só times de três cores."

Aliás,
“se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas pra um dia dar certo", já que problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de ser 'tricolor de coração".

No entanto, parece-me que o sentimento, a criatividade, e o Fluminense, são coisas que não emergem de calculismos. Creio que o que somos é um grande impulso metafísico, metabólico imediatamente abrupto do que vivemos. E este impulso, quem nos dá, é a propulsão dos acontecimentos, estes sim, o nosso verdadeiro espelho.

Com efeito, alguém poderia dizer: "Se quereis saber o futuro do Fluminense, olhai para o seu passado", pois se o presente é vida e o futuro são glórias, "o resto é silêncio"". Foi o que escrevi, uma vez, numa pressa de 10 segundos, na rapidez por querer mostrar... Nelson Rodrigues e Shakespeare numa frase só; dois mundos paralelos, que simplesmente sonham ao assimilar.

Os simples mortais tentam assimilar, para sonhar.

Numa ânsia por atenção e carinho, "considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta". Da humildade e esperança desta frase de Villa Lobos, urge-se a mais bela resposta, que sempre existiu, e renasce a cada dia que uma nota de 'bachianas brasileiras', por exemplo, é tocada.

Da mesma maneira que renasce o Fluminense, quando "os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas"

***

Sem embargo, enfim, acabara meu marasmo com a 'renascida'. 'Renascida' esta que, na sua bela presença por frases que resumem cada batida do coração, acabou por agitar todos os meus sonhos...:


"¿Qué es la vida? Un frenesí. ¿Qué es la vida? Una ilusión, una sombra, una ficción, y el mayor bien es pequeño: que toda la vida es sueño, y los sueños, sueños son."

Calderón de la Barca inspirou-se na Bíblia, em Eclesiastes.

Eu me inspirei na singeleza das frases, no sentimento de quem quer dizê-las... na gana que o ser humano tem de buscar o seu propósito a cada dia e sílaba. Em outras palavras, o de renascer. Verbo este que origina o mais belo nome (modéstia à parte).

Obrigado, 'renascida'.







Nenhum comentário:

Postar um comentário