Páginas

segunda-feira, outubro 24, 2011

ENTREVISTA - Torcida Fluruguay

Realizamos uma entrevista com Daniel Macri, um dos representantes da TORCIDA FLURUGUAY.




1 - En primer lugar, creo ser de gran importancia el hecho de establecermos la relación entre Brasil y Uruguai, en lo que se refiere al fútbol. Como véis al fútbol brasileño? Además, como a los de FLURUGUAY les gusta la "manera Fluminense" de jugar al fútbol?
TRADUÇÃO: Em primeiro lugar, acho ser de grande importância o fato de estabelecermos a relação entre Brasil e Uruguai, no tocante ao futebol. Como vocês vêem o futebol brasileiro? Ademais, como vocês gostam da maneira que o Fluminense jogue? 


FLURUGUAY: O futebol brasileiro e o mais competitivo do mundo. Na minha opiniao o Brasileirao e a liga mais dificil do planeta futebol. Qualquer clube pode conquistar o titulo e tambem do outro lado qualquer time pode cair para segunda divisao. Fluminense e um clube impar, diferenciado. A paixao pelos tres cores que traducem tradicao aquim no Uruguay nasceu pela mistica, pela historia do TRICOLOR mas sempre foi um clube que procurou jogar bem, ter um estilo de jogo. a Torcida do Fluminense e conhecida no mundo inteiro e nao só pelas festas maravilhosas que fazem nas arquivancadas, mas tambem pela fidelidade, o amor que demostram o tempo todo pela equipe. A prova mais clara disso foi na campanha do 2009, quando lutabamos para nao cair e a Torcida acompenhou sempre. Levantou a equipe. Sem nossa torcida a recuperacao milagrosa que tivemos nao seria posivel.

2- Podrías contarnos un poco de como se empezó la admiración y afición de los uruguayos con el Fluminense? De dónde surgió toda esta magia que pasó a encantar vosotros de Uruguay? A pesar de la gran rivalidad entre nuestros países - principalmente en consecuencia del Mundial de 1950 -  de dónde vino el "espírito tricolor" brasileño para el corazón uruguayo?
TRADUÇÃO: Você poderia nos contar um pouco de como começou a admiração e fanatismo dos uruguaios pelo Fluminense? Da onde surgiu toda esta magia que passou a encantar vocês? Apesar da grande rivalidade entre nossos países - principalmente em conseqüência do Mundial de 1950 -, da onde veio o "espírito tricolor" brasileiro para o coração uruguaio?

FLURUGUAY: A Torcida Fluruguay completou em janeiro 20 anos de vida. Quem fundou a Torcida Fluruguay em 1991 foram os irmaos Legnani, Francisco e Javier na cidade de Canelones, interior do uruguay. Naquele ano existia uma revista que tinha materias dos principais times do mundo. Francisco comprou uma que tinha uma materia do Fluminense e se apaixonou na hora. Començou a seguir as noticias do nosso clube desde ese dia. Sem internet ou tv cabo era bem dificil naqueles anos mas nada disso atrapalhou e a Fluruguay començou a crecer dia a dia.
Eu sou advogado, igual que o Francisco. Conhecí ele na facultade de Direito e ali ele me traspasou a paixao pelo Fluzao.
Um dia, fazendo brincadeiras, fizimos um pacto pelo qual desde ese dia eu seria torcedor incondicional de Fluminense y ele seria "hincha" incondicional do meu clube de Basquetbol “Aguada”, que coicidentemente tem os mismos cores que o nosso Tricolor Carioca. O que num momento foi una brincadeira, terminóu se trasformando num pacto de sangue. Como si nesse momento hubiese sido ungido na mistica tricolor. Hoje nem imagino um dia só sem ter noticias do meu Fluzao. E parte integral da nossas vidas.
Ao comenco a Torcida eram um grupo muito pequeno, os Irmaos Legnani, eu e 3 ou 4 a mais. Hoje a Torcida Fluruguay tem 120 integrantes cadastrados de 11 cidades diferentes do Uruguay (Salto, Paysandu, Mercedes, Pando, Canelones, Montevideo, Rio Branco, Suarez, Minas, Punta del Este e Carmelo).
Ja fomos homenageados pelo clube lá em Rio (nos anos 2002 e 2008) e aquim em Montevideo o ano pasado (2010) com a primeira TRICOLOR EM TODA TERRA onde Francisco e eu fomos nomeados Embaixadores do Fluminense no Uruguay.

3 - Como vosotros os organizáis? Vaís a partidos, marcáis citas, cantan demasiado, venden camisas...? De verdad, como es vuestra institución?
 TRADUÇÃO: Como vocês se organizam? Vão a jogos, marcam encontros, cantam muito, vendem camisas... ? De fato, como funciona sua instituição? 


FLURUGUAY: A Torcida Fluuguay hoje tem grupos definidos e espalhados por todo o pais. Em cada cidade onde temos grupos improtantes eles se reunem e asistem as partidas juntos. Os grupos mais importantes estao nas cidades de Canelones e Pando (ambas no Departamento de Canelones) e Montevideo. Quase sempre marcamos encontros e asistimos juntos as partidas. A sede da Torcida esta em Canelones (a cidade) e todos os anos, em janeiro, festejamos co um grande "Flurrasco" o aniversario da FLURUGUAY.
Por enquanto nao comercializamos camisas, nem qualquer outro produto. Nao queremos que a gente lá no Brasil pense que temos fin de lucro. Aquim e só paixao pelo Fluminense. O que sim fazemos e levar as camisas da Torcida para o Brasil e nas partidas trocamos por camisas do Fluminense com outros torcedores. Aquim no Uruguay nao temos forma de adquirir material esportivo do Fluminense. Nao ha lojas que comercialicem material Brasileiro aquim, nem a propria Adidas Uruguay. Entao trocando lá quando viajamos conseguimos camisas para troxer e dar de presente para aqueles fluruguayos que ainda nao tem. Fazemos isso desde a primeir viagem. Hoje mais da metade da Fluruguay tem camisa do Fluminense.

4 - Ya venís, alguna vez, a Brasil? Si lo es sí, adónde fuisteis? En cuál partido? Como se os ha parecido la situación de los estadios brasileños si se los comparan con los de Uruguay?
 TRADUÇÃO: Já vieram alguma vez ao Brasil? Se sim, aonde foram? Em que jogo? O que vocês acham dos estadios brasileiros, uma vez vez comparados com os do Uruguai?


FLURUGUAY: Todos os anos viajamos a Porto Alegre para asistir as partidas do Flu contra os times gaúchos, Inter e Gremio. E o que temos mais perto entao desde o 2005 viajamos todos os anos para POA. Em 2008 fomos a Buenos Aires para asistir Boca x Flu. Tambem viajamos para a decisao da Libertadores em 2008, para a decisao da Sulamericana em 2009 e para a partida contra o Guarani e a comemoracao do TRI em 2010.

5 - En Uruguay, vosotros soléis sufrir con la violencia entre las hinchadas? Sin embargo, como se ejerce la seguridad por parte de la policia?
 TRADUÇÃO: No Uruguai, vocês costuma sofrer com a violência entre as torcidas? Ainda assim, como funciona a segurança, por parte da polícia? 


FLURUGUAY: Nao, hoje em dia Uruguay esta bem tranquilo. Quase nao temos episodios de violenca. A policia e tranquila por aquim.



6 - En la opinión de FLURUGUAY, cuál, actualmente, es el mejor jugador del plantel tricolor? Quién sería el gran jugador, el decisivo, el que puede cambiar toda una situación y hacer falta a todo el equipo?
TRADUÇÃO: Na opinião de FLURUGUAY, qual, atualmente, é o melhor jugador da equipe tricolor? Quem sería o grande jogador, o decisivo, o que pode mudar toda uma situação e fazer falta a todo o time? 


FLURUGUAY: É dificil dizer qual é o melhor da equipe. Torcemos por todos por igual. Cada um e importante na sua posicao. Acho que o melhor jogador e a equipe.
Um jogador que gostariamos de ver no Fluminense, pela raca, garra, seria o Diego Lugano. Um zagueiro da qualidade dele seria fantastico para nosso Fluzao.

7 - Todavía en se tratando de jugadores, quién, eu tu opinión, fue el mejor jugador de la historia de Fluminense?
TRADUÇÃO: Ainda em se tratando de jogadores, quem, na sua opinião, foi o melhor jogador da história do Fluminense? 

FLURUGUAY: O maior idolo da Torcida Fluruguay e o Renato Gaucho.

8 - Por final, dinos lo que sientes del Fluminense; aquí se te pone un espacio para abrir tu corazón frente a los tricolores de Brasil. Siente libre para decir lo que quieras.
Por fim, diga-nos o que sente pelo Fluminense; aqui está um espaço para você abrir seu coração diante dos tricolores do Brasil. Sinta-se livre para dizer o que queira. 

FLURUGUAY: Fluminense é minha vida. O dia que eu conheci Laranjeiras depois de tantos e tantos anos de seguir o Fluzao pela tv e internet, chorei como uma crianca. Entrar naquele campo, como toda a historia que tem, foi muito forte. Pido a Deus poder viajar mil e uma vez a mais porque eu moro aquim mas meu coracao esta lá.

Deixo aquim um "anegdotario" da Fluruguay

ANEGDOTAS E VIAGENS DA FLURUGUAY:

2002: Francisco e Javier viajaram para o Aniversario do clube. A Fluruguay tinha que estar presente numa data tao especial. La conheceram pessoalmente grandes amigos, estiveram pela primeira vez com nosso grande idolo Renato Gaucho, pisaram o campo sagrado de Laranjeiras. Francisco e Javier foram homenageados pelo clube, nombrados socios honorarios.


2005: 5 Fluruguayos (Mario, Gonzalo, Francisco, Javier e eu) viajamos a Porto Alegre de carro (11 HORAS !!!!) para asistir nossa primeira partida do Fluminense. 14 anos depois de nascer a Fluruguay, era nosso primeiro contato com nosso clube de coraçao numa partida de futebol. A partida foi Inter 2 x 2 Flu. Nessa partida, tirando as faixas da arquivancada, eu fiquei com feridas nas maos. As manchas de sangue ainda estao numa das nossas faixas.
No Hotel conhecimos o Presidente e falamos muito com os jogadores. Principalmente com Radamés e Gabriel.

2006: 5 Fluruguayos, mais uma vez, (Javier, Tato, Francisco, Gonza e eu) viajamos a Porto Alegre de carro (11 HORAS MAIS UMA VEZ!!!!!) e desta vez asistimos Gre 4 x 4 FLU. A partida mais maluca que eu ja vi na minha vida. Aos 90 minutos, Flu estava com 2 gols de vantagem, mas nos acrescimos o gre empatou... putz... a bronca foi ainda maior porque tivemos uma pequena briga com a torcida do gre (jovem de gremio) e eles roubaram nossa faixa principal. Tambem a policia quase deu porrada em nos e nao defendeu a gente quando a confusao. Tambem nao nos acompanharam fora do estadio.
No hotel falamos muito com jodadores, dirigentes e jornalistas. Fizemos amizade com muitos e estamos em contato ate agora.

2007:  Mais uma vez POA. Desta vez viajamos de aviao (Tato, Javier, Francisco e eu) Foi a vez de eu  conhecer o maior idolo da Torcida Fluruguay, o grande, o Messias, o Deus do Futebol Mundial... ELE, O RENATO GAUCHO. No hotel da delegaçao do Fluminense, tivemos a honra de falar com o Profesor Portaluppi. Ele foi muito bacana com nos e tiramos fotos com uma faixa que levamos "FUERZA RENATO".
Esa partida foi 3 dias antes da segunda semi final da Copa do Brasil, asim que só viajaram 2 titulares. Jogamos com 9 reservas.... perdemos 2 x 0 mas ninguem reparou nisso porque esperavamos a final da Copa esa mesma semana, mismo jogando com reservas a Fluruguay fez muito barulho no Olimpico o jogo entero, mostrando mais uma vez que para nossa Torcida nao existe a diferença entre jogar en casa o de visita, nossa Torcida apoia sempre porque e uma Torcida Guerreira!.

2007: Ja em Montevideo, na quarta Francisco e eu viajamos ate Ciudad de la Costa (30 kts da Capital) para poder asistir pela tv a partida da deciçao da Copa do Brasil. Nesse ano ainda nao tinhamos forma de asistir em Canelones (onde moram Francisco, Javier e outros 30 fluruguayos), nem em Pando (onde eu moro e tem 15 fluruguayos a mais), entao viajavamos tuda vez que Fluminense jogava ate Ciudad de la Costa e lá asistiamos as partidas em uma pizzaría da Avenia Gianatacio. O jogo comenzou a Roger marcou, emoçao mesurada, ainda faltaba muito. Sofrimos e verdade, mais cuando o arbitro apitou o final, foi um grito de locura absoluta, toda a pizzaria ficou surprendida com nos que rolabamos no chao, tiramops as camisas ao grito de E CAMPEAO!! O dono da pizzaria convidou aos Fluruguayos a abandonar o local.... rsrsrsrsrsrsrs.... logo depois saimos por tuda a cidade de montevideo gritando e comemorando muito, vistindo o manto sagrado e mostrando as faixas.
  
2008: Foi o ano mais movimentado da Fluruguay. Tinhamos grupos bem diferençaos que se juntavam para asistir as partidas. O dia do Boca x Fluminense no estadio de Racing em Buenos Aires, eu viajei sozinho. Nao tinha dias de feria no meu trabalho, entao tive que viajar ese mesmo dia e logo, depois da partida voltar na hora. Viajei de bus ate Colonia, de ali crucei o Rio de la Plata de barco ate Buenos Aires. La encontrei alguns amigos cariocas que esstavam lá. Tive o prazer de conhecer o Heitor Dalincourt e falar um rato com ele, no microcentro de Buenos Aires.
Desde o microcentro ate o estadio em Avellaneda vc pode chegar em 20 minutos, mas dessa vez era tanto trafico indo para lá que demoramos mais de duas horas em chegar ate o estadio.
A partida foi uma loucura. Acho que jamais comemorei tanto um gol como o segundo do Fluminense. 2 x 2. UMA FESTA. Esa mesma madrugada, depois de comemorar muito em Buenos Aires, voltei de barco e onibus e fui direto a trabalhar na oficina sem dormir.

2008: O 2 de julho a Fluruguay estava la, no Maracana. Francisco e eu. Nem vou falar da partida.
Foi uma semana inesquecivel. Conhecimos o Maracana, pasamos a semana tuda na sede de Laranjeiras. Almorçabamos la, bebiamos cervejas olhando o campo, asistimos os treinos, falamos com a imprensa. 5 jornais publicaram materias sobre a Fluruguay (Folha do Sao Paulo, O Globo, Joran Extra, Jornal Brasil e Lance), tambem saimos na Tv e radios cariocas. Nas webs ha muitas materias de nos lá no Rio eses dias, mais uma vez mostrando que nao existen fronteiras para tamanha paixao.
Foi a minha vez de ser homenageado pelo clube e ser nombrado socio honorario. O Conselho Deliberativo do Clube tinha nos invitado para uma sessao extraordinaria mas nao tinhamos ideia que isso acontecería. Ate hoje lembro isso como uma das coisas mais emocionantes da minha vida.
A festa da torcida ese dia e a coisa mais bonita que eu ja vi na minha vida inteira.

2009: Para Porto Alegre viajamos de bus (QUASE 13 HORAS !!!!!!!!), e foi ate agora a maior delegaçao da Torcida Fluruguay. 10 FLURUGUAYOS !!!! INVADIMOS O OLIMPICO DE POA !!!!!!!!!!!.... rsrsrsrsrs.... nem vou falar do resultado da partida... levamos um chocolate de aqueles.
O dia anterior asistimos o treino onde levamos nossas faixas. Falamos com tudos os jogadores. Tambem com dirigentes (Branco, Ricardo Tenorio e Mario Bitencourt). Foi muito engraçao estar falando com tres jogadores de Fluminense só em espanhol Coca, Equi e aquele ecuatoriano que pasou por nosso clube (nem vou dizer o nome de ese ladrao). Ainda mais engraçao foi ver a cara do Luiz Alberto procurando entender o que nos estavamos falando... hahahahahaha.
No hotel falamos muito com Branco e o pai dele... UMA FIGURAÇA.
Depois de muito falar com os dirigentes, ganhamos 2 camisas para a Fluruguay que foran sorteadas entre os membros da Torcida cuando chegamos a nosso pais, infelizmente no Uruguay nao temos camisas do Flu para comprar, entao para nos cada camisa e um trofeio.

2009: Tambem no 2009, Javier e Horacio viajaram para Rio de Janeiro para a deciçao da Sulamericana. Outro resutado ruin, mas a Fluruguay tambem estava lá. Na web ha muitas materias de ese viagem tambem. Eles poderiam ter ficado alguns dias a mais, mas voltaron na noite da sexta feira ... o dia de meu casamento:

2009: No 2009 tambem foi o ano de meu casamento e recebi o maior regalo da minha vida. Um dvd que foi pasado nos teloes da festa com mensagems de amigos como o grande amigo Alexandre e do Frajola (Lider da YoungFlu), do proprio Roberto Horcades e do RENATO GAUCHO. Tudo com imagens da torcida, das conquistas, da festa nas arquivancadas, dos gols historicos, etc. UMA OBRA DE ARTE !!!!!!!
Imagina minha cara quando apareceu O RENATO NOS TELOES DO SALAO DE FESTA MANDANDO UM MENSAGEM PRA MIM E PRA MINHA ESPOSA !!!!... fiquei ajoelhado no chao, chorando como uma criança pela emoçao.

2009: No 2009 tambem foi o ano do nascimento do FLURUGUAY FUTBOL CLUB. Participamos da taça MEF 2009 e conquistamos o campeonato de forma invicta. A Taça esta na minha oficina. A Camisa da Fluruguay e igual ao manto sagrado e tem nosso escudo.

2010: Porto Alegre mais uma vez, outra grande delegaçao da Fluruguay numa viagem partiu para asistir Gremio 1 x 2 Fluminense. Francisco, Javier, Horacio, Elias, Andrés, Tato y eu. Mais uma vez de onibus... 13 HORAS !!!! Nossa primeira vitoria em terras gauchas. Foi uma emoçao muito forte.  Conhecimos e tiramos muitas fotos com nosso heroi MURICY e nossos guerreiros.

2010: O dia mais feliz da nossa vida Tricolor. Francisco, Ofo, Javier e eu viajamos para asistir a "deciçao" contra o Guarani. De aviao, voo direto pela Pluna Mdeo Rio. Chegamos as 2 am e fomos direto para a praia Copacabana. Choramos como crianças ao entrar mais uma vez nas Laranjeiras, conhecimos a sede da Young Flu e fomos parte da maior festa do nosso amado Fluminense. 4 Fluruguayos estavamos no Engenhao, comemorando, sofrendo, chorando, rindo. FLUMINENSE TRICAMPEAO !!!!!!!!! 
2011: Abril mais um sonho que pudimos cumplir. FLUMINENSE EM MONTEVIDEO. O Clube fez uma festa de homenagem para a gente no Hotel Radisson de Montevideo para 70 pessoas. Nos aproveitamos para homenagear o clube e a atual diretoria tambem. Foi o lancamento de TRICOLOR EM TODA TERRA. Jamais esquecerei o que vivemos esa noite.
Logo depois no estadio foi a maior presenca de Fluruguayos siguindo nosso amado FLUZAO. Perto de 60 estavamos no Centenario, em distintas arquivancadas.

2011: Outra vez Porto Alegre, Tato, Francisco, Javier, Elias e eu partimos em bus (MAIS UMA VEZ 13 HORAS DE ESTRADA) para estar junto a nosso Fluzao. Falamos com Fred, Abel, Martinuccio e Rafa Moura. Foi sensacional estar perto dos nossos jogadores mais uma vez.




Agradecemos ao representante Daniel Macri da FLURUGUAY que nos respondeu. E PARABÉNS A ESSA MARAVILHOSA TORCIDA.

"TRICOLOR EM TODA TERRA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário