Aonde foi parar o verdadeiro espírito de torcedor? Aonde estão as verdadeiras torcidas?
Hoje, Flamengo e Vasco disputaram a final da Taça Rio. Um jogo que podia dar o título de campeão invicto aos rubro-negros ou consagrar os vascaínos como campeões do turno, forçando uma final de Carioca, não foi marcado pela festa dentro e fora de campo, e sim pela violência. Mais uma vez ela esteve presente...
Alguns insistem em chamar de festa o que eu, particularmente, entendo como vandalismo. Ao final deste jogo, componentes de torcidas organizadas do Flamengo fizeram a maior ''festa'' em comemoração do seu 32° título carioca, arrancando as cadeiras do estádio, destruindo um patrimônio. Burro são eles que proporcionarão uma multa à diretoria do clube que eles tanto dizem amar.
E a torcida do Vasco? Não ficou atrás na disputa. Para demonstrar sua insatisfação com a derrota, fez o mesmo. Ao final do clássico, 131 cadeiras haviam sido arrancadas. Que bela ''festa'' não?
(Filhos se despedem dos pais, deixam suas casas em direção ao estádio.. Os pais ficam preocupados mas acreditam que nada irá acontecer. Mal sabem eles, que esse poderá ter sido o último contato com o filho...)
Antes do mesmo jogo, entre Flamengo e Vasco, duas torcidas organizadas foram protagonistas de uma verdadeira batalha campal, que resultou na morte de dois torcedores e deixou outros feridos. O mesmo episódio aconteceu na semifinal do campeonato paulista, hoje, entre Palmeiras e Corinthians.
(Agora, me pergunto: Porque? Futebol nunca foi sinônimo de violência.
Qual o mérito uma torcida tem de tirar a vida de um torcedor rival? O que isso vai acrescentar na vida desses vândalos? Eles vão desestruturar uma família, vão causar sofrimento, desgraça, medo... afim de que? Afim de transformar o futebol em palcos de guerra?
Lamentável...)
Qual o mérito uma torcida tem de tirar a vida de um torcedor rival? O que isso vai acrescentar na vida desses vândalos? Eles vão desestruturar uma família, vão causar sofrimento, desgraça, medo... afim de que? Afim de transformar o futebol em palcos de guerra?
Lamentável...)
Infelizmente, ainda podemos citar, aquelas guerras que acontecem, dentro de campo, sim, dentro de campo. Aqueles que deveriam dar o exemplo, fazem o mesmo. Quem não lembra, da lamentável briga que ocorreu ao final do jogo entre Avaí e Botafogo, protagonizada pelo ídolo alvinegro, Loco Abreu, e pelo atacante do Avaí, Willians.
E tais fatos, também ganham amplitude internacional, basta lembrarmos do último jogo do Fluminense pela fase de grupos da libertadores contra o Argentino Juniors, em que os jogadores argentinos, após a eliminação, não deixaram barato a derrota e partiram pra cima dos jogadores tricolores.
E hoje, no jogo entre Goiás e Vila Nova? Além do confronto entre torcedores, antes da partida (um morto e vários feridos), quem estava dentro do estádio pôde assistir também a uma briga generalizada entre jogadores, torcedores que invadiram o campo e policiais. Veja o vídeo abaixo:
Futebol envolve paixão, e quando falamos de paixão tudo é possível, pode não ser aceitável, mas é esperado.
ResponderExcluirPelo fim das organizadas forever...
ResponderExcluirPaixão não vale a pena quando fazem mal... Futebol é alegria. Saber perder faz parte, mas saber ganhar é fundamental!!!!!!!!!
Toda "comemoração" envolvendo a torcida do flamengo acontece isso. E a CBF ainda a elege por dois anos como torcida de ouro, eles acabam achando que está certo ser como são.
ResponderExcluirinfelizmente a paixão leva o torcedor a cometer esses atos de vandalismo
ResponderExcluirÉ verdade o que era pra ser um lazer, uma paixão, está se transformando em atos de violência, onde esses vândalos não destroem apenas os patrimônios públicos e sim algo que é muito mais importante vidas que acreditavam que iam sair do estádio felizes e comemorando o que tanto esperava a vitória do seu time de coração! Não sou contra as torcidas organizadas, pois são elas que organizam as grandes festas e homenagem aos times, mais sou contra os atos de violência práticados por elas, por isso pedimos PAZ nos estádios! Aí fica minha estima e meu protesto!
ResponderExcluirApesar de eu ser flamenguista (não sei nem o que eu to fazendo aqui..)tenho que concordar com o que está sendo dito. É lamentável a situação, não só do meu time, mas a situação do futebol brasileiro hoje em dia, quanto ao assunto torcida de futebol. É necessário que se resgate o verdadeiro espírito de torcida; não isso que vemos praticamente todo domingo ou final de campeonatos. A única atitude que pode ser considerada plausível é que cada um de nós façamos a nossa parte e tenhamos sorte para que os outros também façam a deles.
ResponderExcluirIsso não é paixão ao clube, paixão é gritar nas arquibancadas, paixão é sair com a bandeira do clube é comerar com os amigos( ou até os desconhecidos isso mostra o verdadeiro amor). O problema aparece em algumas torcidas organizadas que escondem os verdadeiros bandidos, que acham que vão representar o amor somente com a violencia! As organizadas não podem acabar porque o show nos estadios saem dela o que deve ter é o minesterio dos esportes cadastrar e controlar esses torcedores!
ResponderExcluiragora se os torcedores que amam seus clubes, qualquer que seja, se questionassem como os autores a festa do futebol ia ocorrer novamente.....
Estivemos, eu e minha família, no domingo de páscoa, no Fla X Flu, infelizmente, a saída do Engenhão foi uma das piores experiencias que já vivemos. Importante cobrar dos dirigentes atitudes que visem brecar a entrada destes "torcedores"...Não deve realmente ser tão dificil, pois a "galera do mal é sempre a mesma.
ResponderExcluirnão são torcedores, são animais...
ResponderExcluirO pior é que por mais que muita gente pense que isso é ruim, vai ter muita gente que pensa que tudo vai se resolver a base da violência e vão continuar fazendo tudo isso e as vezes até pior. Hoje em dia não se pode mais ir em algum clássico porque com certeza vai rolar brigar entre as torcidas dos dois times ou até mesmo de um time só. Uma coisa que era pra ser divertida acaba virando um "terror".
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito bom o texto! Infelizmente esses caras que se dizem torcedores, (mas na verdade vão aos jogos apenas pra causarem tumultos, brigas e confusões) acabam "espantando" muitos torcedores de verdade dos estádios.
ResponderExcluir