Páginas

quarta-feira, maio 18, 2011

O primeiro Fla-Flu [1912]

Por Luís Henrique Loures   

Depois da responsabilidade que carregávamos pela fundação do nosso maior rival, tem início em 7 de Junho de 1912 os confrontos que, para muitos, são os mais emocionantes do mundo. O Primeiro Fla-Flu já começa com a marca do Fluminense: superar o impossível. Nessa data, o Flamengo possuía um time forte e com jogadores de todas as partes do país.

    Eram cerca de 1000 espectadores, de maioria tricolor. O Flamengo jogava com uma camisa chamada de papagaio-vintém, com quadrados rubro-negros e o Fluminense com o tradicional uniforme verde, branco e grená.

    Início de jogo e logo nos primeiros minutos já se percebia que depois desse jogo, Fla-Flu seria sinônimo de emoção. Com 4 minutos de bola rolando, o jogo já estava 1 a 1.

    Mário Filho, jornalista que atuava na época, resumiu o jogo assim:

“ O segundo tempo reservou uma surpresa, porém. Aos quinze minutos de jogo Cintra fez hands. Calvert bate com um chute forte, Baena, agarra e larga. A bola alcança o fundo das redes. Era o primeiro “frango” do Fla-Flu. Ouviu-se um barulho danado, as torcedoras davam gritinhos. E a multidão fez aleguá! Três vezes consecutivas. O Flamengo viu a derrota. E aí todo ele foi para o ataque, porque o time partia do princípio que tanto fazia perder por um como por dois. E Píndaro transformado em forward, empata a partida vinte e três minutos depois. Estava para a acabar o jogo. O Fluminense dá a saída. Calvert pega a bola, corre e centra. A bola atravessa o campo, cai nos pés de Bartolomeu, que manda às redes. Parecia que as arquibancadas do Fluminense vinham abaixo. Os torcedores batiam com os pés em cima dos degraus.”

    Assim, nosso Fluminense iniciava uma trajetória vitoriosa nos Fla-Flus, se tornando sempre um adversário temido pelos rubro-negros. Tanto que em seu hino, fizeram questão de nos mencionar ''Nos Fla-Flus é o ai jesus!''.

    Nos tempos atuais, nossa torcida respondeu, confirmando o medo e o respeito dos rubro-negros diante de nós: ''Ganhar Fla-Flu é normal''...

    OBS.: Nesse período, início do século XX, era normal usar termos ingleses nas coberturas da imprensa em jogos de futebol, devido a origem inglesa desse esporte. Na análise de Mário Filho, notamos: Hands; mão na bola. Forward; atacante.

Ficha técnica - FLUMINENSE 3 x 2 Flamengo
Competição: Campeonato Carioca (primeiro turno)
Local: Laranjeiras
Juiz: Frank Robinson
Público: 800
Fluminense: Laport, Maia, Belo, Leal, Mutzembecker, Pernambuco, Osvaldo, Bartô, Behrmann, Edward Calvert e James Calvert.
Flamengo: Baena, Píndaro, Nery, Cintra, Gilberto, Galo, Orlando, Arnaldo, Borghet, Gustavo, Amarante.
Gols: Edward Calvert (1), Arnaldo (4), James Calvert (57), Píndaro (70) e Barthô (72).

 ____________________________________________________________________
''FLU MEMÓRIA''

Esta coluna é escrita toda quarta-feira. 
Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante!

Saudações Tricolores!

2 comentários: