Por Hugo Ottati
Resolvi responder a postagem de um ''jornalista'' que reclamava da postura do técnico interino, Enderson Moreira, quanto a permanência de Ricardo Berna no gol. O autor ainda o culpou pela eliminação da Libertadores.
Caro pseudo-jornalista,
Primeiramente, a eliminação precoce na Libertadores não foi culpa somente do Ricardo Berna. Diferente do senhor, usarei fatos comprovando minha afirmação.
Imaginemos uma situação: um goleiro agarra uma bola que até nós, torcedores, antes de chegar ao gol, já ficamos desacreditados quanto uma possível defesa.
Se esse goleiro tomasse esse gol, alguém reclamaria? Acho que não.
O Ricardo Berna agarrou algumas bolas que pareciam indefensáveis que se entrassem, ninguém o culparia pela eliminação.
E o Fred? E o Mariano? E a nossa zaga?
Fred perdeu aquele gol na cara. Se o argumento for que goleiro tem fazer sua parte de agarrar aquelas bolas defensáveis, o mesmo deve ser usado para o atacante. Ele tinha que ter feito aquele gol.
E a nossa zaga? Existe algum goleiro no Mundo que aguente a pressão que estávamos tomando? Tinhamos uma vantagem que nos dava o privilegio de perder por até dois gols. Será que os jogadores sabiam disso? Porque não tranquilizavam o jogo e trabalhavam valorizando a posse de bola?
Então, é muito injusto tratarmos o Berna como ''o culpado''. Ele errou? Claro, sem dúvidas. Mas quem eliminou o Fluminense foi o time inteiro. Desde às falhas de Berna e os espaços da defesa ao desperdício de gol do Fred...
Quanto ao Diego Cavalieri. Também acho que ele merece uma oportunidade mas não agora! Vamos esperar começar o Brasileiro e ver a postura do atual camisa 1. Caso ele volte a falhar e que esses erros submetam o Fluminense à derrota, ai sim é justa a substituição.
Agora na sua visão...
Diego Cavalieri entra. Suponhamos que ele falhe. Torcida vaiará, xingará e pedirá que ele seja barrado. O técnico será intitulado como burro. O nome do goleiro reserva será ovacionado.
E começa assim, o sistema ''troca-troca'' de goleiros...
Até quando?
Ah, ainda perco meu tempo lendo isso????tem procuração do cara pra defendê-lo? Ele é ruim mesmo e ponto final. Provou isso nos últimos jogos. Vamos dar outra chance pro Cavalliere. Se falhar de novo vai ser vaiado também. Mas quem se propõe a ser goleiro já sabe que isso acontece.
ResponderExcluirO circulo vicioso, apontado por vc, é limpido e cristalino. Tenho uma boa vontade com goleiro e centro-avante pois sao as posiçoes mais cobradas, sem direito a erro. Vamos tratar de formar outros goleiros ( Graças a Deus, o "treinador" especifico foi embora) e tentar achar um sucessor de Paulo Victor, este inquestionavelmente, o ultimo goleiro de nivel de seleçao que vimos (alguns) jogar.
ResponderExcluirA culpa não é de Berna, Cavallieri, Rafael, FH... Todos os goleiros que já defenderam o Fluminense apresentam as mesmas falhas. A culpa é, principalmente, de um tal de Vitor Hugo, que já devia ter saído das Laranjeiras há muito tempo.
ResponderExcluirGoleiro é cargo comissionado, de confiança. Só o Abelão vai escolher. Já ouvi dizer que preparador de goleiro ex-goleiro de futsal não serviria, mas não posso ser exato na conclusão porque não conheço o trabalho. Por mim, Cavallieri, a saída precoce veio quando estava pegando ritmo de jogo... Quero ver goleiro encaixando a bola em cruzamento, chega de soquinhos pra qualquer lado....
ResponderExcluir