Páginas

terça-feira, abril 10, 2012

Circo Carioca



Meu post de hoje seria uma tentativa de valorizar o Campeonato Carioca. Doce ilusão. Nem mesmo querendo muito dá para exaltar essa competição. É sabido que o nível dos estaduais vem caindo, junto com a sua importância, mas nesta terça-feira chegamos ao fundo do poço.

Na Taça Guanabara, quando o Fluminense foi claramente prejudicado pela arbitragem no clássico contra o Vasco da Gama, o clube reclamou. Resultado? O patético chefe da arbitragem carioca, sem argumentos, resolveu colocar a culpa no sistema tático e no técnico Abel Braga. A ridícula arbitragem do nosso estado é um perfeito espelho de Jorge Rabello.

No último domingo, após o jogo entre Vasco e Flamengo - que terminou 2 a 1 para os rubronegros -, os atletas cruzmaltinos partiram para cima do juiz. Como se já não bastasse o show dentro de campo e as agressões, o presidente do clube ainda foi à imprensa falar que a arbitragem roubou o seu time.

Dada a confusão, o juiz Wágner Rosa só conseguiu relatar as expulsões na súmula da partida. E o palhaço voltou. Rabello reapareceu dando declarações de que os atletas vascaínos citados com um "V" de "cartão vermelho" no documento não estavam suspensos. Como assim? Então a súmula é inválida? O que o juiz determina não vale nada?

Para completar, a FFERJ ainda publicou uma nova súmula, com LIQUIDPAPER nos "v"s após os nomes dos atletas expulsos. E culparam um outro funcionário pelo "mal entendido". Sinceramente, que valor tem esse campeonato? Como esperar que os atletas levem a sério uma competição que é mais desorganizada do que campeonatos de várzea? Como convencer um atleta renomado a arriscar uma lesão nos gramados ridículos para jogar um Carioca?

Por que quando o Fluminense reclamou, de forma muito menos agressiva e muito mais sensata, o chefe de arbitragem disparou acusações contra o clube? Que raiva é essa? Por que quando foi com o Vasco da Gama simplesmente anularam tudo que havia acontecido? Então os jogadores agridem, xingam e não são punidos? Ou serão mais tarde? Qual é a verdadeira intenção por trás disso?

A única coisa que restou do Campeonato Carioca foi a tradição. Apenas. 
Mas todos nós sabemos que o futebol não se sustenta só pelo passado.

Alguma coisa precisa ser feita. E precisa começar agora.

Saudações Tricolores!

3 comentários:

  1. Quando o Fluminense protestou foi atacado porque tá em conflito com FFERJ e com os outros grandes do RJ.
    Visto que os outros grandes que antes estavam do lado do FFC, agora abaixaram a cabeça pra o Rubinho.
    O FFC vai ser atacado, roubado e um monte de coisa, pagando o preço por somente comprar a briga.

    ResponderExcluir
  2. era melhor acabar com os estaduais e fazer campeonato regionais: Copa Sudeste, Copa Sul, Copa Centro-Oeste, Copa Norte e Copa Nordeste!

    ResponderExcluir